O livro aborda um tema recente em que a Educação Física se depara nas últimas décadas, que tem implicações em modus de desenvolver a disciplina na escola, tencionando com modelos didáticos tradicionais ou consolidados. O Ciclo de Formação Humana propõe novas maneiras de desenvolver o trabalho docente, principalmente no trato com a avaliação. O levantamento bibliográfico feito nessa obra traz produções que apontam críticas a essa proposta teórico-metodológica em sua efetividade e de forma mais específica, em interface com a aprovação automática. Outro destaque especial do texto é a descrição de rituais e dinâmicas ocorridas no cotidiano das aulas de Educação Física, em momentos coletivos na própria escola e em participação do pesquisador em edições dos Jogos Escolares Regionais, na condição de técnico esportivo. Embora alguns capítulos não sejam direcionados apenas aos professores de Educação Física, mas também aos professores das demais disciplinas. Além disso, na pesquisa de campo foram realizadas entrevistas com alunos e professores, tratados como atores e autores da escola, apreendendo seus significados acerca da escola organizada por Ciclo de Formação Humana. Mergulhar nessa obra é um convite para apreender uma realidade educativa que merece ser revisada.