Desde os períodos mais remotos da história da humanidade vê-se um olhar atento para o céu. Nos primórdios de uma região bucólica da Grécia, na província de Mileto, situada na Jônia, um agricultor ao observar às estrelas, mudou radicalmente a história do pensamento. Longe das elucidativas sínteses filosóficas de Atenas, foi nesse cenário de simplicidade que esse agricultor chamado Tales, deu início ao “logos” filosófico. Podemos afirmar categoricamente que todo pensamento Ocidental é de fato uma “Filosofia do céu”, e assim foi o que aconteceu na Jônia, um processo que nos levou a questionar o valor da cosmogonia em detrimento de uma cosmologia racional, livre dos vícios mitológicos e profundamente ligada ao mundo natural. Abriu-se na visão naturalista do pensamento pré-socrático os horizontes do pensamento racional e, consequentemente, o início da aventura teórica que nos levaria mais de um milênio depois a vislumbrarmos o surgimento da ciência moderna. Sem dúvida, o método científico é uma “mensagem das estrelas”. Essa mensagem foi perseguida em toda história do pensamento Ocidental, ora posta como um saber de essência, ora como uma saber de fato. O importante aqui é situarmos o movimento da racionalidade perante a grandiosidade do Universo.
AUTOR: JOSÉ LUCAS DE OMENA E LANA LISIÊR PALMEIRA
TAMANHO: 11x18
CATEGORIA: Livros/Ciências Tecnológicas/História e Filosofia
QUANTIDADE DE PÁGINAS: 84
ISBN:9788552962229
TIPO: Livro Físico/Brachura/Sob Demanda
Com a Bok2, o leitor poderá comprar títulos de grandes e pequenas editoras parceiras. Nós vendemos, imprimimos sob demanda e enviamos para qualquer lugar do país, sempre mantendo o nosso compromisso com a sustentabilidade.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade