A educação jurídica na Faculdade de Direito da UFBA

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Do prefácio e apresentação: A pesquisa de Frederico aponta para uma necessária e urgente revolução do nosso e de muitos outros projetos pedagógicos. Aqui; não temos a pretensão de apontar esses caminhos; mas; se considerarmos a iluminação do nosso autor; a educação jurídica não possui um só caminho. Ela é complexa e plural. Ao se situar no acoplamento entre ciência e direito; reclama lógicas transversais e heterorreflexivas para dar conta de uma análise “ecológica” do direito e; ao mesmo tempo; conectar o aprendizado cognitivo dessa abertura crítica às lentes de uma dogmática renovada; que abandona o conceito como “identidade” para assumi-lo na “diferença” que a conecta com os “fatos-eventos”. Caminhos que apontam para uma real integração entre “teoria” e “prática”; bem como entre “crítica” e “dogmática”. Que; diante da incontornável complexidade do meio em que se encontra; exigem a redução de expectativas quanto a uma formação verticalizada; mas que aprimoram suas abordagens fundamentais do mesmo modo que responde a novos desafios como os da inteligência artificial e da fragmentação de sistemas normativos. O trabalho de Fred; com quem tive a honra de mais uma vez trabalhar – agora com a inestimável participação da Profa. Cristina – é; sem dúvida; um excelente começo para a reafirmação do símbolo; para a destruição de mitos e para a construção de novas realidades. Virtute Spiritus! Wálber Carneiro – Pós-Doutor pelas Universidades de Brasília – UNB; J. Goethe de Frankfurt am Main e UNISINOS. Doutor em Direito pela UNISINOS; em sanduíche com a Universidade de Coimbra e Mestre em Direito Público pela UFBA. O estudo de Frederico Magalhães Costa deixa visíveis os entraves curriculares e pedagógicos da educação jurídica investigada em seu locus empírico. Para olhos e ouvidos mais atentos; um estudo que auxilia na tomada de decisões; em termos de seu PPP; que se coadunem com as expectativas discentes – que também representam as expectativas do ambiente em seu conjunto; de um sistema maior; social: para além da formação de profissionais que atendam a uma parte das demandas sociais; aqueles que possam atender a um outro lado do mercado de trabalho: o das classes populares. e o da formação acadêmica para aqueles que desejam se tornar acadêmicos; professores profissionais. E não professores; por acidente de percurso; ou como um apêndice; um anexo; uma brecha em seus afazeres profissionais. Cristina d’Ávila – Pós-doutora pela Universidade de Montréal e pela Université Sorbonne; Paris-Descartes. Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). ISBN: 9788553009060 AUTOR: Frederico Magalhães Costa

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