A partir da valorização de perspectivas femininas de reflexão sobre a socialidade, as autoras dos artigos desta coletânea desenvolvem em seu conjunto uma noção do parentesco que aqui designamos alquímica. A proposta é explorar esse tema de conhecimento clássico da antropologia como um campo de fabricação de modos singulares de ser, por meio da combinação de elementos que, conforme as convenções daquela disciplina, originam-se em diferentes domínios da vida social. Com esse procedimento se articulam saberes usualmente dispersos pelas diferentes áreas disciplinares e de reflexão antropológica – rural, urbana, etnologia indígena, populações de matriz africana, da ciência, da política e da religião, entre outras. Essa abordagem só se consolida na diferenciação face a enunciados dominantes, dentro e fora da antropologia e, portanto, seu interesse não é exclusivo ou diz respeito somente às mulheres, pesquisadoras ou pesquisadas. Os artigos aqui reunidos tratam de cosmologia, experiências religiosas, tecnologia, vida doméstica e cotidiana, vida pública, atuação política, política pública, racionalidade econômica, território, lei, burocracia, família, amizade, disputas, controvérsias. Objetos, substâncias, fenômenos, eventos rotineiros e rituais, experiências materiais ou extra-sensoriais compõem parentes e tecem mundos.
AUTOR: Ana Claudia Marques e Natacha Simei Leal
TAMANHO: 16x23
CATEGORIA: Livros/Inglês e Outras Línguas/Política, Filosofia e Ciências Sociais/Ciências Sociais/Antropologia/Geral
QUANTIDADE DE PÁGINAS: 378
ISBN:9788559685480
TIPO: Livro Físico/Brachura/Sob Demanda
Com a Bok2, o leitor poderá comprar títulos de grandes e pequenas editoras parceiras. Nós vendemos, imprimimos sob demanda e enviamos para qualquer lugar do país, sempre mantendo o nosso compromisso com a sustentabilidade.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade