O TikTok não se resume em “Desenrola, bate, joga de ladin” nem em “Toma toma, vapo vapo”. A chamada “mídia social das dancinhas” tem, desde a pandemia da COVID-19, incentivado a criação e compartilhamento de conteúdo educativo e, desta forma, transformando-se em um espaço educacional inovador para quem busca além do entretenimento.
É na busca pela interpretação deste novo cenário educacional da atualidade que esta coletânea reuniu estudos que tecem propostas didáticas pensadas na perspectiva utilizar o aplicativo TikTok como uma possibilidade de inserir o aluno como agente ativo na construção de sua própria aprendizagem.
Sabe-se que a mídia social surge como instrumento de ressignificação da sala de aula tradicional e dá lugar a um novo ambiente que coloca os alunos diante da possibilidade de criar vídeos instrucionais para que o conhecimento seja construído de forma autônoma e criativa. Mas como isso acontece? Quais as contribuições? Quais os desafios?
Para chegar à resposta dos questionamentos levantados acima, esta publicação apresenta relatos de alunos, professores e pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento para falar sobre a inserção estratégica do TikTok em processos educacionais, dentro e fora da escola.
Os capítulos integram experiências de um novo cenário educacional, que se investe em propostas didáticas pensadas na perspectiva utilizar o aplicativo TikTok como uma possibilidade de inserir o aluno como agente ativo na construção de sua própria aprendizagem. A todos, significativas leituras!
Jean Carlos da Silva Monteiro
Organizador