A poesia é um recurso de convivência entre as pessoas. Suas palavras lançadas ao mundo se prestam a dialogar com a realidade vivida. Não importa se o que permeia o mundo seja a alegria ou a tristeza. A poesia não se faz de rogada: qualquer sentimento que a provoque é motivo para que os versos nasçam da escrita e se poemizem no papel.
A pessoa que se lança na tarefa da escrita para dar vida à poesia busca aproximar palavras e seus sentidos, juntar os cacos de letras e signos numa torrente de sensações visando escrutinar a identidade humana. Enfim, é um convite a uma viagem.
Neste livro, podemos enxergar o itinerário poético de Juracy Carretta de Alvarenga. Seu repertório de escrita traz a marca da convivência valorosa estabelecida com seus professores, pessoas
especiais que marcaram sua história. Seu estilo de escrita é idealista, apresentando as cores de um mundo vivido por ela e que permanece no estilo de seus versos.
A poeta oferece a seus leitores a possibilidade de desvendar as imagens que revestem o tecido de suas palavras, conduzindo de mãos dadas aqueles que desejam companhia para visitar o mundo do poema criado por ela.
Nas páginas que seguem estão gravadas as habilidades, as manhas e artimanhas particulares que compuseram um universo criado pela poeta, que por sua vez, deseja legar à todas e todos que quiserem, a partir de sua leitura, criar e recriar as fantasias que habitam a poesia de suas próprias vidas.