Entre os anos de 2022 e 2024, quando se preparou esta pesquisa, o retrato dos primeiros anos da Linguagem Simples na Administração Pública brasileira – se possível singularizar – pode ser descrito em duas frentes: pelo investimento em formação sobre o assunto (com uma série de oficinas, palestras, materiais educativos) e pelo incentivo à adoção da prática (por meio de selos institucionais). Estas estratégias encontradas pelo Estado para sinalizar o interesse em reduzir a assimetria de informações com as pessoas enfrentam desafios no processo de implementação (a exemplo da resistência de servidores à mudança na forma de escrever) e colhem resultados (dentre os quais está a crescente identificação de servidores com o tema). Estes desafios e conquistas são parecidos com aqueles já vividos por outros países (presentes em artigos científicos das revisões sistemáticas feitas) e, de certo modo, previstos pela legislação (ao se observar, no caso, a legislação federal brasileira desde o século XIX). Esta obra, portanto, faz sobrevoos sobre esforços do poder público para inovar a comunicação oficial que, marcada pelo processo burocrático, possa ser caracterizada pela inclusão cidadã na vida institucional.
Com a Bok2, o leitor poderá comprar títulos de grandes e pequenas editoras parceiras. Nós vendemos, imprimimos sob demanda e enviamos para qualquer lugar do país, sempre mantendo o nosso compromisso com a sustentabilidade.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade