Este livro é composto de textos do artista alemão Hans Bellmer traduzidos pela primeira vez para o português. Neles, o leitor encontrará explicações e referências do processo criativo de Hans Bellmer, como, por exemplo, a criação de sua primeira boneca, que o tornou conhecido no grupo surrealista e lhe possibilitou se integrar a ele, o desenvolvimento da segunda boneca, amparada na junção de Cardan, e, em seu texto mais famoso “Pequena anatomia do inconsciente físico ou anatomia da imagem”, como, por meio de exemplos, hipóteses e análises, o artista concebe o corpo humano a partir de identidades oscilantes, levadas a um estado crítico, no qual a conjunção e a divergência estabelecem a descontinuidade como um processo de desestruturação e transgressão da anatomia. Nestes textos, perceberemos a paixão de Bellmer pelas mulheres, pelas bonecas, pelo anagrama, pelo cinema obsceno, suas estratégias em usar lembranças e desejos como forma de oposição à idealização do corpo praticada pelo partido nazista. Junto com as traduções, temos um estudo crítico da obra de Hans Bellmer pelo tradutor Alexandre Rodrigues da Costa, cuja pesquisa originou estas traduções, e um prefácio da professora Vera Casa Nova.
AUTOR: HANS BELLMER, ALEXANDRE RODRIGUES DA COSTA (TRADUTOR E ORGANIZADOR)
TAMANHO: 14x21
CATEGORIA: Livros/Arte, Cinema e Fotografia/Arte/Geral
QUANTIDADE DE PÁGINAS: 138
ISBN:9788559686418
TIPO: Livro Físico/Brachura/Sob Demanda
Com a Bok2, o leitor poderá comprar títulos de grandes e pequenas editoras parceiras. Nós vendemos, imprimimos sob demanda e enviamos para qualquer lugar do país, sempre mantendo o nosso compromisso com a sustentabilidade.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade