Um dos grandes debates suscitados contemporaneamente está relacionado à questão do cânone filosófico, onde a ausência das mulheres na filosofia pode ser facilmente constatada. Mesmo excluídas e silenciadas, As Pensadoras fizeram parte da história da filosofia, ou seja, a filosofia não foi e nem é feita apenas por homens. Desse modo, dar visibilidade ao aspecto metodológico e à abordagem da história da filosofia a partir d'As Pensadoras não pretende apenas reajustar a história da filosofia, mas, sobretudo, busca recuperar as vozes invisibilizadas das mulheres, ressaltando sua importância para o fazer filosófico. Tal esforço se faz necessário tanto na universidade como no ensino médio. Sendo assim, o Dossiê As Pensadoras visa constituir uma ferramenta pedagógica e de leitura, com o intuito de apresentar algumas pensadoras e as suas contribuições para o público de alunos e alunas do ensino médio, buscando preencher, de algum modo, a grande lacuna existente nos materiais didáticos voltados a esse público no que diz respeito à apresentação de filósofas e pensadoras de áreas afins. Tornar visível o pensamento das mulheres na Filosofia, tanto na universidade como no ensino médio: esse é o principal propósito do Dossiê As Pensadoras.