A obra de José Maria Dias da Cruz é tanto paradoxal quanto necessária. As palavras não dão conta do pensamento plástico e o que pode parecer óbvio para pintores com alguma estrada muitas vezes é incompreendido pela historiografia das artes. Comunica-se usualmente através de palavras, mas como dar conta da fenomenologia do olhar se ela é de outra ordem?Aí reside a relevância deste livro: a pintura é o estudo ótico mais antigo da humanidade. Sua obra não é exatamente uma teoria das cores, mas como na natureza tudo está colorido, como escreve Cézanne, o estudo do olhar passa pela pesquisa da dinâmica das cores no espaço. O rompimento do tom é central e atribui ao olhar a dimensão temporal que difere José Maria de toda a literatura pregressa no tema.Mais uma vez Cézanne: 'Há uma lógica plástica em pintura: o pintor deve obediência somente a ela. Jamais à lógica do cérebro… a matéria de nossa arte está lá, naquilo que os olhos pensam.' Logo José Maria convida o leitor não só a aguçar e compreender sua percepção visual, mas a torná-la sua principal ferramenta de mediação com o mundo visível.Bernardo MaginaPintor e professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.Mestre em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ. | Isbn: 9786599247620 | Autor: José Maria Dias da Cruz