Os artigos desta coletânea emergem como um testemunho do rico diálogo crítico fomentado pela disciplina orientada pelo professor Edvaldo Bergamo na Universidade de Brasília, um verdadeiro convite a refletirmos sobre os escritos de figuras centrais como Machado de Assis, Graciliano Ramos e Chico Buarque. Este volume busca explorar o conceito de "narrador herdeiro", central em nossas discussões, como uma forma de entender as dinâmicas de poder, dominação e as marcas indeléveis de nossa histórica desigualdade. Todos os textos aqui reunidos apresentam uma reflexão crítica acerca de como o conceito de "narrador herdeiro" espelha não apenas figuras individuais, mas conecta a relação com as estruturas sociais, abertas em suas feridas e contradições. O fatalismo da sociedade, suas promessas e desilusões, se entrelaçam com a literatura como espelho da experiência humana e como fonte de resistência e reflexão. Tem-se aqui, sem dúvida, o resultado de um trabalho coletivo fundamentado nos ensinamentos de mestres como Roberto Schwarz, Antonio Candido, Ian Watt e Angel Rama, reflete a diversidade de vozes e enfoques que dialogam entre si.
Com a Bok2, o leitor poderá comprar títulos de grandes e pequenas editoras parceiras. Nós vendemos, imprimimos sob demanda e enviamos para qualquer lugar do país, sempre mantendo o nosso compromisso com a sustentabilidade.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade