Este guia tem por objetivo orientar professores e alunos de Espanhol e Português como línguas adicionais que estejam interessados em realizar interações em telecolaboração, utilizando textos multimodais. Foi elaborado a partir das interações realizadas por alunos brasileiros e argentinos participantes do projeto de extensão interinstitucional “Intercult: aprendizagem colaborativa e intercultural de línguas via teletandem”, que tem como instituição proponente a Universidade Estadual da Paraíba e conta com a parceria de várias instituições, dentre elas o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e a Escuela de Educación Técnica Profesional Nº466 "Gral. Manuel Nicolás Savio".
Este material está dividido em cinco seções: (i) ensino-aprendizagem em tandem e suas modalidades; (ii) especificidades do teletandem como uma das modalidades de aprendizagem em tandem; (iii) a multimodalidade e o ensino aprendizagem de línguas adicionais; (iv) o Português e o Espanhol como línguas próximas; (v) Como realizar experiências de ensino-aprendizagem em teletandem.
Compreendemos que a prática de ensino-aprendizagem de línguas adicionais em teletandem acontece com diversas mediações. Dentre elas, as ferramentas digitais e, saber como usá-las, é necessário para que os interessados possam realizar as interações. Dessa forma, além das reflexões teóricas, esse guia apresenta instruções práticas sobre como consolidar parcerias, como organizar os ambientes virtuais e como criar atividades para as interações.