O livro Inquietações em torno dos processos educativos: inclusão, linguagens e suas tecnologias aborda, justamente, o modo como, passado o primeiro choque causado pelas crises atuais, as possibilidades de novas tecnologias pautaram o ensino remoto e facilitou a aproximação e o diálogo de pesquisadores espalhados em todo o território nacional. O livro aponta, ainda, para alguns debates acerca das expectativas do futuro da educação. A saber, é de compreensão geral que os processos educativos mediados pelas tecnologias digitais acarretarão consequências posteriores ao contexto de ensino remoto, neste sentido, os pesquisadores dedicados a escrita do presente livro, se ocuparam em refletir acerca do papel e da utilização, mais a longo prazo, das ferramentas digitais e redes sociais no ensino escolar. Compreender como os recursos tecnológicos impactam no ensino de língua portuguesa e de literatura abre debate para o entendimento da própria sociedade, já que não existem processos educativos dissociados da sociedade, bem como, esta depende da ação educacional para realizar a própria manutenção do mundo coletivo.
Sem perder de vista o fato de o ambiente político brasileiro dificultar sobremaneira a progressão do ensino no ambiente escolar, e sem deixar de abordar as dificuldades reais e palpáveis enfrentadas por educadores e educandos, tais como a falta de recursos básicos, como internet nas escolas e, muitas vezes, na moradia dos alunos, a coletânea de textos reunidos procura apontar também para os acertos provenientes do esforço coletivo de pesquisadores, professores e alunos que mesmo sem expedientes financeiros ou treinamento adequado logram alcançar êxito.