A Obra “Jornada Histórica Socioeducativa do Amapá”, é uma produção construída ao longo dos anos e vem culminar com o acervo documental da história institucional. Consta de um trabalho voltado para crianças vítimas de violência e adolescentes autores de atos infracionais, na busca de mudanças e superação relativa ao envolvimento em atos infracionais e o desenvolvimento pretendido com resultados significativos para estes segmentos e para o bem-estar da sociedade. O trabalho vislumbra as intervenções técnicas dos atores sociais numa perspectiva de atender as diretrizes estabelecidas pelo SINASE, documento basilar e orientador do atendimento socioeducativo, com ajustes à realidade vivenciada na atual conjuntura do Estado e do país, buscando fontes de conhecimentos para a operacionalização eficiente e eficaz.
Concluindo, há relevância ao trabalho interdisciplinar e à busca da rede socioassistencial para os vários projetos sociais, visando à garantia de direitos mediante a oportunidade de acesso às políticas sociais e a inclusão social dos usuários do sistema socioeducativo.
Os programas sociais adotados destacam vários ângulos da Convivência humana no cenário cotidiano visando à redução das desigualdades sociais e o consequente exercício da cidadania.