Após receber uma inesperada e milionária herança do seu falecido tio, Agenor, Dirceu, um jovem cheio de pureza, consegue realizar seu grande sonho, inspirado pelos textos dos poetas árcades. Junto da amada, Marília, realiza seu Fugere Urbem (fuga da cidade) comprando um sítio localizado no alto da Serra da Mantiqueira, próximo ao distrito de Rosário, pertencente à cidade de Desterro.
Contudo, o rapaz, que imaginava estar tomando posse do seu Locus Amoenus (lugar ameno), onde viveria o amor com a esposa em total harmonia com a natureza, não conhecia a procedência das terras que adquirira, tampouco o passado que a cercava, e também o daqueles que a habitaram e frequentaram por quase cem anos.
Locus Diabolicus é uma narrativa transgressiva, instigante e sombria, estilo quebra-cabeças, na qual o leitor, junto do protagonista, vai encontrando peças e encaixando-as de modo a descobrir o que se passa no local para onde o casal se mudou e, principalmente, os segredos que o passado do lugar esconde.