Memórias do Horto é um livro que retrata algumas histórias vivenciadas pelo autor quando ele morava na região do parque Horto Florestal, zona norte de São Paulo. O autor relata, nesse livro, alguns diálogos que ocorreram dentro do parque, quando ele começou a frequentar o local em uma época conturbada de sua vida.
Através do convívio com outros frequentadores, ele acabou levando para o mundo literário alguns registros dessas conversas, de uma forma romantizada e, por que não dizer, reflexiva, que envolve um misto de emoções que beiram o antagonismo das relações humanas. Esses contos são carregados de curiosidades, prevalecendo sempre a essência de cada personagem e suas particularidades.
“O difícil de escrever um livro assim é que acabamos nos envolvendo de tal forma com os personagens e suas histórias, que determinados desfechos acabam refletindo dentro de nós mesmos. Sofremos com cada frase, choramos, sorrimos e, na ansiedade de que a história se desenvolva da melhor forma possível, passamos por penitências que assolam o abismo da nossa própria alma.”
Miguel Mota