Em Cânone Colonial, Flávio Kothe faz a desconstrução do cânone literário brasileiro do período colonial, a fim de decifrar a mentalidade colonizada que impera no país. Para superar a doutrinação ideológica vigente que só reconsagra o já consagrado, tem-se um distanciamento crítico que permite pensar as obras para lá do horizonte da exegese canonizante e assim discernir a ossatura do sistema vigente. Cada texto canônico é o índice de um problema que o transcende, um signo que, com os demais, vai formar, na correlação com eles e com espaços vazios, uma sentença, uma intenção judicativa, que precisa se decifrada como um palimpsesto para liberar a razão crítica. Essa ruptura provoca reações e resistências, ela se apresenta em forma de análises textuais e argumentos lógicos. Subjacente ao cânone busca-se o conteúdo latente do que nele está manifesto e consagrado. Do literário se origina a hermenêutica filosófica, uma reflexão crítica que passa pelos textos e vai além deles. A ciência do cânone exige consciência do que nele não está, do que foi deixado fora como parte que o integra por negação para se captar o sentido ao que nele se divulga. Ela se torna imaginação crítica. Este livro é mais que um estudo literário: a reflexão sobre a formação e estrutura da mente colonizada e autoritária.
AUTOR: Flávio R. Kothe
TAMANHO: 16x23
CATEGORIA: Livros/Literatura e Ficção/Teoria e Crítica Literária
QUANTIDADE DE PÁGINAS: 460
ISBN:9788554150655
TIPO: Livro Físico/Brachura/Sob Demanda
Com a Bok2, o leitor poderá comprar títulos de grandes e pequenas editoras parceiras. Nós vendemos, imprimimos sob demanda e enviamos para qualquer lugar do país, sempre mantendo o nosso compromisso com a sustentabilidade.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade