Em uma imagem poética, diria que este livro se resume em um esforço por tornar belo o que não é espelho. Mas, reconhecer o outro e reconhecer-se no que difere de si não é tarefa natural nem fácil. Para isso é preciso superar o egocentrismo, tornando-se capaz de dar hospitalidade ao diferente. Nessa jornada de humanizar-se, intervém a ética, pela capacidade de julgar entre o que é bom para a vida e o que não é. Tudo começa com regras simples de destinação dos expurgos corporais e de continência diante do outro, chamadas de etiquetas, e vai até os grandes compêndios deontológicos. Assim, humanizar-se significa acessar tanto os aspectos materiais da cultura, as próteses técnicas e tecnológicas, quanto os valores sublimes, as próteses de delegação moral. Acessibilidade, portanto, é o conceito que permite superar a ideia de inclusão; pois, não há inclusão sem exclusão, na medida em que, para que alguém se afirme a partir de uma identidade qualquer, essa pessoa tem que se opor ao que difere de si. Deste encontro inusitado entre tecnologia e ética, resulta a possibilidade de se superar os processos de exclusão.
Com a Bok2, o leitor poderá comprar títulos de grandes e pequenas editoras parceiras. Nós vendemos, imprimimos sob demanda e enviamos para qualquer lugar do país, sempre mantendo o nosso compromisso com a sustentabilidade.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade