Eis que aparece um buscador inquieto da história fática do Brasil, nos brindando com grande e importante tema.
Em seu livro de ‘recortes’, Paulo Roberto Portela torna visível parte importante da história do Brasil, fora de alcance até das camadas mais esclarecidas.
Assim como fora no passado, ingressar na Maçonaria antes de um privilégio, é o desejo de alcançar uma evolução pessoal e poder compartilhar os eventuais conhecimentos adquiridos.
Ao longo de cerca de 200 anos da Maçonaria Oficial no Brasil, é possível destacar inúmeros vultos da nossa história que foram maçons. O autor nos apresenta alguns fatos protagonizados por alguns desses grandes brasileiros. Não esquecê-los, determina não apenas justiça histórica ou meramente acadêmica; nos conduz à consciente determinação de prosseguirmos em suas lutas.
Aildo Carolino Advogado e Professor *Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil/RJ
Paulo Roberto Portela, emérito intelectual e incansável estudioso.
O livro “Os Homens de Preto...” descreve, com absoluta propriedade, a efetividade maçônica pela construção de um Brasil melhor.
Como nas "Constituições de Anderson" (Londres-1717), documento básico da Maçonaria denominada moderna, ele nos presenteia, a todos (maçons e profanos), com um belíssimo trabalho de pesquisas e informações historio- gráficas, capazes de gerar reflexões profundas sobre o papel maçônico de 2021.
Nelson Câmara (autor dos best sellers: O Advogado dos Escravos; A Camélia Branca; e Anita Garibaldi – Paixão e Luta)