O presente livro é uma adaptação a um estudo de mestrado que teve por objetivo principal: analisar a situação do jovem do campo frente a sua realidade de vida no meio rural, aos estereótipos; avaliando o trabalho da Pedagogia da Alternância na construção de bases de identificação dos estudantes dos CEFFAs – Centro Familiares de Formação Por Alternância.
O autor faz uma contextualização da formação agrária do Brasil como forma de se compreender a construção de estereótipos de desvalorização do campesinato brasileiro, hoje denominado agricultor familiar. Um dos mais conhecidos estereótipos é do Jeca Tatu (personagem de Monteiro Lobato), demonstrando como se todo trabalhador rural fosse dominado pela preguiça e pela falta de estímulo. Historicamente, Frossard demonstra, os trabalhadores rurais sempre viveram às margens dos interesses da oligarquia e dos interesses do governo, embora estes sempre foram responsáveis e produzir alimentos para o país, pois a grandes propriedades sempre estiveram voltadas para o mercado internacional.
Portanto, essa trajetória histórica do país influenciou na identidade dos jovens no meio rural, retratando a falta de perspectivas de vida no meio rural e o anseio de grande parte das pessoas em praticar o êxodo para os centros urbanos. Na contramão disso, a Pedagogia da Alternância chegou como um agente social e formativo, com a missão de transformar essa realidade. Portanto, o estudo apresentado neste livro nos mostra se chegou ou não a algum resultado satisfatório.
Com a Bok2, o leitor poderá comprar títulos de grandes e pequenas editoras parceiras. Nós vendemos, imprimimos sob demanda e enviamos para qualquer lugar do país, sempre mantendo o nosso compromisso com a sustentabilidade.
O produto não foi adicionado com sucesso ao seus favoritos, por favor tente mais tarde. Visualizar a lista de favoritos.