Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino”.Paulo FreireTal como na educação básica no ensino superior a educação não pode se ater somente aos conhecimentos existentes, é imprescindível que o corpo docente e discente pesquisem, como forma de inovação e de uma aprendizagem autônoma e inovadora. A pesquisa permitirá a ambos a busca para a solução dos problemas que a vida profissional apresenta no cotidiano. Desta forma o ensino será muito mais significativo e prazeroso.Paulo Freire (1996) já nos alertava sobre a indissociabilidade entre pesquisa e ensino e intervenção social.Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago,e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade. (FREIRE, 1996, p. 29).Freire nos apresenta de forma brilhante a importância da pesquisa na educação. Desta forma a iniciativa da Faculdade de Inhumas, FacMais em financiar esse livro composto de capítulos que abordam pesquisas realizadas por seus professores com seus pares e/ou acadêmicos tem uma significância ímpar e digna de agradecimentos. Assim queremos deixar aqui nossos sinceros agradecimentos.A presente obra contou com o apoio financeiro integral da Faculdade de Inhumas – FacMais, apoio este que permitiu a todos os pesquisadores condições de socializar suas investigações científicas através da publicação do presente livro. Esse ato reflete o quantoessa instituição de ensino superior se preocupa com a produção e divulgação do conhecimento científico.