O leitor deste volume encontrará artigos desenvolvidos por muitos estudiosos da área da EaD, os quais, mesmo dispersos geograficamente, foram reunidos pela organizadora, nos agraciando pela sabedoria e oferecendo uma riqueza de estudos, novas ideias e experiências no tocante desta temática. O estudo sobre a Educação a Distância vem ganhando força e buscando novas alternativas para que o processo de ensino e aprendizagem seja cada vez mais efetivado. Neste cenário, foca-se nesta coletânea, além de outros estudos apresentados, as diferentes metodologias aplicadas para EaD. As metodologias ativas estão representadas através dos estudos da aprendizagem Moodle com o uso da Gamificação, os recursos tecnológicos para a sala de aula invertida; o uso do Google Classroom como apoio a sala de aula invertida; o uso do Arduíno promovendo a construção de novos conhecimentos; a integração do ambiente virtual de aprendizagem com o sistema de gestão; as competências coletivas do aluno da EaD e a importância da tutoria na EaD. Além destes trabalhos, destaca-se também as políticas públicas de inclusão social e digital e a acessibilidade Web como fator propulsor da Inclusão Informacional e Digital, apresentados pela Universidade Pedagógica de Moçambique.