O TikTok não se resume em “Desenrola, bate, joga de ladin” nem em “Toma toma, vapo vapo”. A chamada “mídia social das dancinhas” tem, desde a pandemia da COVID-19, incentivado a criação e compartilhamento de conteúdo educativo e, desta forma, transformando-se em um espaço educacional inovador para quem busca além do entretenimento.É na busca pela interpretação deste novo cenário educacional da atualidade que esta coletânea reuniu estudos que tecem propostas didáticas pensadas na perspectiva utilizar o aplicativo TikTok como uma possibilidade de inserir o aluno como agente ativo na construção de sua própria aprendizagem. Sabe-se que a mídia social surge como instrumento de ressignificação da sala de aula tradicional e dá lugar a um novo ambiente que coloca os alunos diante da possibilidade de criar vídeos instrucionais para que o conhecimento seja construído de forma autônoma e criativa. Mas como isso acontece? Quais as contribuições? Quais os desafios?Para chegar à resposta dos questionamentos levantados acima, esta publicação apresenta relatos de alunos, professores e pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento para falar sobre a inserção estratégica do TikTok em processos educacionais, dentro e fora da escola.Os capítulos integram experiências de um novo cenário educacional, que se investe em propostas didáticas pensadas na perspectiva utilizar o aplicativo TikTok como uma possibilidade de inserir o aluno como agente ativo na construção de sua própria aprendizagem. A todos, significativas leituras!Jean Carlos da Silva MonteiroOrganizador
Com a Bok2, o leitor poderá comprar títulos de grandes e pequenas editoras parceiras. Nós vendemos, imprimimos sob demanda e enviamos para qualquer lugar do país, sempre mantendo o nosso compromisso com a sustentabilidade.