Na presente obra intitulada 'John Locke, leitor do ‘judicioso’ Hooker', pretende-se demonstrar como a leitura lockiana do 'Of the Lawes of Ecclesiasticall Politie', notadamente do 'Livro I — Concerning Lawes, and their severall kindes in general', de Richard Hooker (1553 ou 1554-1600) corrobora a hipótese, segundo a qual o ideário liberal também é preconizado nesse tratado teológico-político do século XVI. A obra está organizada em três capítulos, a saber: no primeiro capítulo, 'A influência do ‘judicioso’ Hooker nos primeiros escritos de John Locke', demonstra-se que as primeiras reflexões tratam do problema da lei e, particularmente, da lei natural, que é esclarecida nos 'Essays on the Law of Nature'; no segundo capítulo, 'John Locke, leitor do ‘judicioso’ Hooker no ‘Segundo Tratado sobre o Governo’', reflete-se acerca de como Locke, ao recusar a teoria do direito divino, nos 'Two Treatises of Government', especialmente no 'Second Treatise', rediscute a ideia de lei e altera os fundamentos da obrigação política e faz de Richard Hooker um precursor do contratualismo e também do sistema político dos Whigs; no terceiro capítulo, 'O legado do ‘judicioso’ Hooker nos últimos escritos de John Locke', revela-se que Locke continua um estudioso de planos delineados e meditados, em longos intervalos, mas, também, revela-se que o 'judicioso' Hooker não se constitui na única fonte ou mesmo a principal fonte das ideias de Locke, antes indica brechas que não esgotam os seus efeitos. Em seu conjunto, a obra procura mostrar que, não obstante o contraste do Locke dos opúsculos políticos e dos outros escritos do mesmo período, com o Locke dos tratados políticos e dos últimos escritos, o ideário liberal do 'judicioso' Hooker, temperado pelo seu ardor anglicano, não foi ensinado em vão: John Locke compreendeu as sutilezas desse pensamento. ISBN: 9786555501025 | Editora: Blucher Open Access | Autor: Manoel Coracy Saboia Dias