Quanto ganha um professor do Ensino Fundamental? Que mudanças têm ocorrido na sua remuneração? Como ela é regida? Que impactos essas transformações na gestão da remuneração docente trazem ao cotidiano desses profissionais?
O que muda na rotina de professores quando parte de seus salários passa a depender do resultado de alunos (seus e de outros docentes) em determinadas avaliações?
Buscando pistas para aprofundar as questões acima, esta obra penetra no coração da rede municipal de educação do Rio de Janeiro, analisando a remuneração de seus professores, e as consequentes repercussões no cotidiano desses profissionais e no próprio ambiente escolar a partir da aplicação da nova política de remuneração variável por desempenho docente implementada a partir de 2009.
O livro é enriquecido por pesquisas em escolas da rede pública carioca, incluindo observação participante, análise da legislação pertinente e também entrevistas com professores desta rede de ensino - a quem foi dada a palavra para que se expressassem acerca do que fazem, vivem, pensam e sentem a respeito da nova política de remuneração.
A obra evidencia as condições, tensões, dilemas e angústias que passam a fazer parte da vida desses professores a partir do momento em que resultados são tratados como mercadoria de compra e venda, parecendo ser mais importantes que os caminhos utilizados para atingi-los.
Ao mesmo tempo, busca-se com esta obra também contribuir para o campo de pesquisa e discussões relacionado aos impactos resultantes da política de avaliação brasileira.