O que pode acontecer quando um jovem criminoso e uma jovem cristã praticante se encontram? Eles podem vir a se relacionar e se entender? Podem se apaixonar e viver uma vida juntos, apesar das diferenças prenunciadas? O amor será possível e duradouro? Em contrapartida, o jovem malvado pode vir a se tornar uma pessoa de bem sob o exemplo diário da jovem amorosa, compassiva, determinada e disciplinada? Nessa circunstância encontram-se Louis e Gabrielle vivendo na França revoltosa do final do século XVIII e parte do século XIX. Os percalços que irão passar demonstrarão que o amor verdadeiro é construído no dia a dia e continua depois da morte do corpo físico.
Louis, o espírito que narra sua história, demonstra que a mudança para o bem é possível quando o ser cansou de sofrer mas ainda não o sabe e, intuitivamente, busca uma vida melhor sem o perceber. Tocado pelo amor de sua companheira, orientado por ela sobre a importância de seguir os passos do Cristo, Louis irá se tornar uma pessoa melhor e saberá enfrentar os percalços de uma vida dura mas repleta de amor.
Como dizem Emmanuel/Chico Xavier no livro Fonte Viva, “Educa e transformarás a irracionalidade em inteligência, a inteligência em humanidade e a humanidade em angelitude”.