Quando o esporte é visto por meio dos mitos e do imaginário é possível transcender a busca da vitória e compreender que a excelência é uma marca demasiadamente humana. Parece automática a relação entre o atleta e o mito do herói, visto que a aventura empreendida por atletas na busca de seu objetivo se assemelha à jornada dos heróis míticos. Com o frescor e o vigor da juventude, Rafael Veloso oferece uma leitura verticalizada das estruturas antropológicas do imaginário de Gilbert Durand e avança sobre a análise do tão reconhecido herói diurno, que desponta do alto do pódio com todas as luzes sobre si no momento da glória e da vitória. Com sensibilidade rara, enxerga as sombras projetadas pela visibilidade do vencedor e busca os heróis noturnos do esporte, aqueles que se sacrificam para a vitória da equipe ou de seu grupo. Além disso, o que encontramos nesta obra é uma proposta hermenêutica denominada contos biográficos, na qual o autor transcende as narrativas biográficas em busca dos elementos presentes na trajetividade de atletas incorporando os elementos do meio sociocultural. É aí que Rafael mostra sua habilidade como autor. Com um texto ao mesmo tempo poético e rigoroso do ponto de vista teórico-metodológico somos levados a mergulhar nas profundezas das construções narrativas de atletas olímpicos brasileiros.
Com a Bok2, o leitor poderá comprar títulos de grandes e pequenas editoras parceiras. Nós vendemos, imprimimos sob demanda e enviamos para qualquer lugar do país, sempre mantendo o nosso compromisso com a sustentabilidade.
O produto não foi adicionado com sucesso ao seus favoritos, por favor tente mais tarde. Visualizar a lista de favoritos.