A obra “Diálogos da Educação com Bakhtin, Freire e Vigotski - Volume 4” surge filiada ao grupo de pesquisa “O Círculo de Bakhtin em Diálogo”, vinculado à Universidade Estadual da Paraíba e registrado no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq. Tal coletivo, em sintonia com Bakhtin (2011), concebe a vida como intrinsecamente dialógica, onde “viver significa participar do diálogo: interrogar, ouvir, responder, concordar. Nesse diálogo, o homem participa inteiro e com toda a vida (...). Aplica-se totalmente na palavra, e essa palavra entra no tecido dialógico da vida humana, no simpósio universal” (p. 348). Assim, esta obra se configura como um espaço onde diversas vozes sociais, por meio de dezoito textos, se entrelaçam em diálogo, por meio da palavra, explorando e debatendo questões educacionais contemporâneas sob a luz dos pensamentos de Bakhtin, Freire e Vigotski.
Similar aos volumes anteriores, este livro congrega reflexões de professores e pesquisadores brasileiros tanto do Ensino Superior quanto da Educação Básica. Essas reflexões orbitam em torno de conceitos fundamentais como sujeito, mediação, interação, diálogo e alteridade, ancorados epistemologicamente na concepção educacional de cunho social, cultural e histórico. No campo das ciências humanas, especialmente nos domínios da linguagem e da educação, tais ideias se cruzam e se potencializam, oferecendo diretrizes para práticas educativas enriquecedoras.