As temáticas de memória e patrimônio remetem a embates que cercam nosso próprio tempo, muitas vezes relativos a “passados que não passam” e ao direito à memória. O livro traz aos educadores/as da Educação Básica elementos fundamentais para esse debate a respeito do contemporâneo e suas contradições. Os temas em foco são acionados a partir de ferramentas teóricas e exemplos práticos voltados à prática e às experiências ligadas ao “chão da escola”. A obra contribui para um trabalho de história pública, engajado e preocupado em divulgar propostas pedagógicas resultantes de pesquisas acadêmicas realizadas por estudantes durante suas trajetórias acadêmicas, sob a orientação dos/as docentes organizadores/as. O resultado é uma contribuição potente que amplia as possibilidades dos materiais didáticos no processo educativo, que valorizam a história local mineira, os bens culturais e o patrimônio como pertencimento e vivência. O livro cumpre a função instigante e desafiadora de transformar pesquisas em vetores para a problematização de demandas sociais, agindo diretamente nas práticas cotidianas de atuação do docente-historiador.
(Viviane Trindade Borges - Universidade do Estado de Santa Catarina)
Com a Bok2, o leitor poderá comprar títulos de grandes e pequenas editoras parceiras. Nós vendemos, imprimimos sob demanda e enviamos para qualquer lugar do país, sempre mantendo o nosso compromisso com a sustentabilidade.
O produto não foi adicionado com sucesso ao seus favoritos, por favor tente mais tarde. Visualizar a lista de favoritos.