Algumas notícias chegam como brisa boa, daquelas que trazem alívio para os incômodos presentes e abrem horizontes. Esse livro nos chega assim, combinando elementos fundamentais para quem quer enfrentar a crise ética e epistemológica que nos afeta tão gravemente no campo do ensino de história. Temos a oportunidade de conhecer a produção de um conjunto de reflexões, com o frescor de autores que são jovens professores em formação, articulando bibliografia de peso e coragem para produzir o novo. Enfrentam a necessidade de nomear alguns dos passados contemporâneos brasileiros mais difíceis – as duas ditaduras do século XX – a partir de temáticas tão necessárias quanto a questão LGBTQIA+, o silêncio sobre a epidemia de meningite, os fascismos brasileiros ou a violência contra os povos indígenas. Encaram, ainda, a urgência de discutirmos estratégias para formar sujeitos competentes para construir sentidos para a experiência humana no tempo, a partir dos procedimentos de pesquisa do campo, ao apresentar para professores da educação básica possibilidades de atividades didáticas que alimentem o diálogo sobre direitos humanos essenciais – e suas violações históricas – nas salas de aula. Evoé, jovens professores-pesquisadores! (Miriam Hermeto - Universidade Federal de Minas Gerais)
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