Esta obra que o leitor tem em mãos é produto de esforço coletivo voltado para a educação pública, gratuita e de qualidade para todos, objetivando que a educação profissional e tecnológica esteja cada vez mais presente na formação dos brasileiros. Ao longo dos diversos capítulos, há uma propositura de projetos que saíram das mentes pesquisadoras para a realidade brasileira, levando compreensão de cada uma das partes pretendidas e consolidando o Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT – do Instituto Federal de São Paulo, em especial o Campus de Sertãozinho.
Desafios educacionais apresentaram-se durante nossa história e consolidaram a educação profissional voltada para o humano. Nessa obra, encontra-se a presença da humanização da educação no tempo reflexivo das pesquisas realizadas, onde os pesquisadores são professores e os orientadores estão intimamente ligados com a educação pública. Esse claro entendimento dialógico desenvolveu uma poderosa conexão para a geração de produtos educacionais que vão fortalecendo a educação, promovendo políticas públicas para o florescimento de projetos educacionais que visam à superação da desigualdade social, econômica, cultural, política.
As análises perpetradas trazem ao leitor os movimentos realizados, visando superar os desafios educacionais, vencer tensões e promover possibilidades de mudança, apontando para relações mais produtivas entre o Estado e a sociedade organizada. Dentro de escolas, escolas técnicas, organizações sociais, ou seja, lugares em que se reúnem pessoas em torno da educação, os autores dessa obra pensaram, desenvolveram e fizeram acontecer uma nova fase da educação profissional e tecnológica do Brasil. Cumprindo-se em um mestrado que viabiliza a educação de forma eficaz, promovendo mudanças reais no sentido de mitigar falhas educacionais na EPT.