A coleção Ensino-aprendizagem de línguas tem por objetivo divulgar estudos que tratam de diferentes perspectivas teórico-metodológicas para refletir as concepções e práticas de ensino-aprendizagem de línguas. Dessa forma, neste primeiro volume, Uma perspectiva de ensino crítico de línguas, Márcio César Cardoso nos convida a pensarmos em uma prática de ensino de línguas estrangeiras/adicionais que problematize e contemple a diversidade dos novos tempos. O autor nos apresenta que 'a noção de bilinguajamentos desestabiliza a ideia de que línguas são sistemas hermeticamente fechados (...), ao passo que o conceito de transglossia evidencia que falantes considerados não nativos manipulam, transformam e mestiçam a língua de modo a produzir sentido. Na mesma direção, as práticas translíngues demonstram como a concepção de língua como domínio cognitivo separado de sua prática social, premissa do paradigma monolíngue, não se sustenta devido à existência de produções híbridas (...). Consoante o caráter desestabilizador das práticas linguísticas do mundo contemporâneo, os enunciados des/reterritorializados concorrem para a inviabilidade da ligação entre língua e território'. Diante do exposto, não podemos deixar fora das nossas práticas de ensino-aprendizagem os enunciados produzidos fora do domínio territorial de uma dada língua, materializados por falantes considerados não nativos, em situação social e geográfica de uso de uma língua diferente, destinada a falantes igualmente considerados não nativos. Prof. Dr. Fábio Marques de SouzaLicenciado em Letras (Português, Inglês e Espanhol) e Pedagogia. Doutor em Educação pela USP, com estágio de pós-doutorado em Educação Contemporânea pela UFPE. Professor pesquisador na Universidade Estadual da Paraíba, UEPB. ISBN: 9786580266166 | Editora: Mentes Abertas | Autor: Márcio César Cardoso