A coleção Literatura, Leitura & Ensino tem por objetivo divulgar estudos que tratam de diferentes perspectivas teórico-metodológicas para refletir as concepções e práticas entre literatura, leitura e ensino. Dessa forma, neste segundo volume, Entrelugares do Saber, são apresentados textos que refletem teórica e analiticamente a repeito de literatura, artes, formação do conhecimento, disseminação do saber e suas reinvenções em novos suportes. Dito de outra maneira, temos um universo de estudos diferenciados sobre a questão do literário em seus diversos modos de realização: cordel, hiperconto, literatura digital, quadrinhos, memes, literatura engajada e literatura & história.
Ora, ao leitor mais atento cumpriria logo perguntar “por que louvável algo tão usual?”, e mais, “onde a pluralidade se todos os textos dissertam sobre questões literárias?”. Sem rodeios, podemos notar que, apesar do fio literário que perpassa os artigos reunidos, cada um tem alta independência e possui a qualidade ímpar de apontar caminhos de pesquisa e possibilidades de inserção de novos conteúdos e tecnologias na malfadada aula de literatura tradicional, cujo foco se centra na história de seu desenvolvimento, no mero conhecimento da vida dos autores e na explicação de trechos de obras célebres.
Arguto, profundo, atual, mas sem deixar de ser acessível, Entrelugares do saber é um verdadeiro locus de disseminação para a (in)formação íntegra e ampla do ser. Em outros termos, mais que apresentações, os textos que formam o livro trazem a pesquisa em seu estado latente, apresentam modos de auxiliar o professor a desenvolver conteúdos e a implementar avanços, ultrapassando a dicotomia simplista professor-pesquisador. Há, nas páginas do livro, a disposição de um texto que esconde um pesquisador que teorizou, analisou e trabalhou com a linguagem em seu estado vivo de sala de aula. Sem fugir ao midiático, ao múltiplo ou mesmo ao difícil e complexo, os professores-pesquisadores se embatem com as mais novas tecnologias e possibilidades para promover saberes por meio de reflexões desveladoras frente ao impressionismo barato que tumultua nossa educação.
Prof. Dr. Nefatalin Gonçalves Neto
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)