A coleção Literatura, Leitura & Ensino surge com a meta de divulgar estudos que, a partir de diferentes perspectivas teórico-metodológicas, problematizem, no sentido freiriano da educação transformadora, concepções e práticas da tríade literatura, leitura e ensino. Esta coleção reúne diferentes abordagens sobre prática pedagógica da leitura, leitura literária, formação do leitor, políticas públicas e metodologia de trabalho para o ensino de leitura e literatura, propiciando alternativas para a compreensão da função da leitura e da literatura no ensino e na (trans)formação do ser humano. O primeiro volume, Literatura (língua)gem e ensino: momentos & reflexões, reúne vozes de diferentes professores e pesquisadores espalhados pelo território brasileiro. No segundo volume, Entrelugares do Saber, temos um universo de estudos diferenciados sobre a questão do literário em seus diversos modos de realização: cordel, hiperconto, literatura digital, quadrinhos, memes, literatura engajada e literatura & história. O terceiro volume, Outros ensaios sobre leitura: vozes, experiências, reflexões, nasce da inquietação de docentes de áreas diversas que, ao terem se deparado com as dificuldades de seus alunos na interpretação textual/discursiva diversa, decidiram promover, cada um a sua maneira e dentro da sua voz, a leitura em suas respectivas aulas. Por fim, uma vez apresentada a coleção e suas obras, afirmamos que o objetivo não é promover lições de como se trabalhar a tríade literatura, leitura & ensino. Longe disso, o que se espera é diálogo entre o leitor destes trabalhos e os autores. Que a experiência de um possa ser o estímulo do outro. Que a voz de um encontre resposta dentro do fazer docente de quem se abre para outras possibilidades de prática de sala de aula. Desejamos uma boa e proveitosa leitura! ISBN: 9786580266203 AUTOR: Fábio Marques de Souza, Daniela Gomes de Araújo Nóbrega (Orgs)